12 roteiros de teste de usabilidade com exemplos e checklists

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Aliás, importante dizer que o usuário precisa ser, dependendo do estágio do desenvolvimento, alguém com o perfil do público final do seu produto. É possível imaginar o teste de usabilidade como uma pesquisa de mercado, em que é possível ver as preferências do usuário. Essa ferramenta é muito usada no desenvolvimento de produtos, seja para a elaboração de aplicativos ou softwares. O teste pode ser altamente interativo, com os usuários “pensando alto”, à medida que concluem cada etapa. Por outro lado, ele pode também ser silencioso, com os usuários trabalhando de forma independente e respondendo a perguntas após cada tarefa ou seção. Depois de selecionar os participantes, mas antes do início do teste de usabilidade propriamente dito, você tem outra oportunidade de saber mais sobre eles, seja por meio de um questionário, ou de uma entrevista moderada.

Normalmente, testes moderados só são necessários para interfaces incompletas ou em casos onde a segurança é uma preocupação primária. Os testes não moderados, por outro lado, são mais flexíveis, pois o usuário precisa apenas fazer login e executar as tarefas designadas conforme sua conveniência. No entanto, como os tipos de cartões só permitem uma intervenção e feedback limitados do usuário, eles não devem ser considerados para aqueles que querem testar a satisfação ou a eficácia de um site. Confira esses 12 checklists e modelos de http://www.flexcompany.com.br/flexbook/iliner55v para ter uma vantagem inicial em relação a um teste de usabilidade organizado e impactante.

Melhoria da eficiência e da usabilidade

Ao terminar de executar as sessões de teste de usabilidade, é hora de avaliar os resultados obtidos. Neste capítulo, explicamos como extrair os dados de seus resultados, analisá-los e transformá-los em um plano de ação para melhorar seu site. Para conseguir converter novos clientes, era necessário realizar um teste de usabilidade com o objetivo de entender as dificuldades de navegação que os usuários possuíam dentro do site. O ideal émanter o mínimo de pessoas como observador, para que o participante não se sinta desconfortável nomomento do teste. No entanto, é importante destacar que o sucesso do teste de usabilidade depende da preparação e implementação adequadas, seguindo as boas práticas e garantindo a confiabilidade dos resultados. Somente assim é possível propor melhorias que realmente irão impactar a experiência do usuário de maneira positiva.

Vou colocar de novo aqui embaixo para contextualizar o teste de usabilidade — que é bem importante e bastante utilizado, mas é apenas uma entre várias formas de observar e medir a experiência do usuário. A investigação contextual é um método de teste de usabilidade que combina técnicas de observação e entrevista para aprender sobre as experiências e ações dos usuários em seu ambiente natural. Os pesquisadores visitam https://tonnesen-wrenn-2.blogbright.net/seo-tips-so-you-can-rank-higher-1711725034 as casas ou locais de trabalho dos usuários e os observam usando um produto ou realizando tarefas relacionadas à pesquisa. Neste post, abordaremos os fundamentos do teste de usabilidade, incluindo sua definição, objetivo e importância na melhoria da experiência do usuário. Então, vamos começar e ver como o teste de usabilidade pode mudar o jogo no desenvolvimento de produtos e sistemas centrados no usuário.

Métodos de teste de usabilidade

Os dados qualitativos são tão ou até mais importantes do que a análise quantitativa, pois ajudam a ilustrar por que determinados problemas estão ocorrendo, e como eles podem ser corrigidos. Essas anedotas e percepções o ajudarão a encontrar soluções para aumentar a usabilidade do seu site. Após aplicados estes insights no projeto, pode-se realizar novos testes em cima do protótipo com a nova proposta, para validar se as melhorias sugeridas irão fazer sentido para os usuários. O teste exploratório é um tipo de teste realizado geralmente antes do início do desenvolvimento de um produto ou qualquer outra interface que demande a relação entre máquina ou software e pessoas.

  • Saiba mais sobre cada um desses 8 benefícios dos testes de usabilidade na primeira seção deste guia.
  • O card sorting é um ótimo método tanto para sites novos como para os já existentes, para obter feedback sobre o layout e a estrutura de navegação.
  • Não basta dizer simplesmente que “os usuários tiveram dificuldade para inserir informações de pagamento”.
  • Desse modo, é possível buscar melhorias consideráveis e evolução nos produtos, antes que sejam efetivamente lançados no mercado.
  • Desse modo, o teste de usabilidade deve fazer parte dos planos logo no começo da criação, durante o brainstorming e o design thinking.
  • Assim, poderá resolvê-los achando a solução para oferecer algo ao mercado com o mínimo de problemas possível.

A UX Metrics oferece uma conta premium, mas seus recursos básicos são de uso gratuito. A plataforma também tem recursos de relatório para visualizar e compartilhar as descobertas e os dados obtidos com colegas de equipe. Nos testes comparativos, os participantes avaliam duas ou mais ideias de sites entre si. Esses https://pickett-shaffer.blogbright.net/making-search-engine-optimization-work-for-you-1711725034 testes são usados para revelar se os usuários preferem uma variante específica, e por quê. Visite nossa página sobre modelos de relatórios para obter mais orientações sobre como estruturar suas descobertas. Além dos problemas que você identificou, inclua qualquer feedback positivo significativo que tenha recebido.

Share.